sábado, 20 de julho de 2013

Guia do Campeonato Alemão 2013/2014.

Na edição 51 da Bundesliga, trarei para vocês o que cada time vai apresentar para a temporada do Campeonato Alemão 2013/2014. Desde os "caçulas" até os candidatos ao título Borussia Dortmund e o atual campeão e favorito Bayern Munich. Confira o nosso Guia!





1 F.C NÜRNBERG

Fundação: 1900
Cidade: Nürnberg
Estádio: EasyCredit-Stadion ( 48.553 torcedores )
Títulos Alemães: 9 títulos.
Técnico: Michael Wiesinger
Posição em 2012/2013: 10º
Competições europeia: nenhuma
Objetivo para 2013/2014: meio da tabela.

Jogadores que chegaram: Mariusz Stepinsk (Atacante, Widzew Lodz), Daniel Ginczeck (Atacante, Borussia Dortmund), Emanuel Pogatetz (Defensor, Wolfsburg) e Josip Drmic (Atacante, Zurich).

Jogadores que saíram: Fabian Scheffer (Defensor, Paderborn 07), Timmy Simons (Meio-campista, Club Brugge), Manuel Zeitz (Meio-campista, Paderborn 07), Floriam Ballas ( Defensor, Hannover 96), Rubin Okotie (Atacante, Austria Wien) e Timm Klose (Defensor, Wolfsburg).

Essa será a quarta participação seguida do Nürnberg na Bundesliga, é um bom sinal para o clube que sofreu com alguns descensos nos últimos anos. Mas, vem se reabilitando, pois na temporada 2011/2012 conquistou a vaga na Liga Europa, mas no torneio passado ficou apenas no meio da tabela.

Apesar de alguns reforços que chegaram, não creio que seja diferente. Acho que ficará mesmo na zona neutra do campeonato, se vier algo além, pode ser uma vaga na Liga Europa, porém, é preciso tomar cuidado para não flertar com o rebaixamento. Tudo que o torcedor deseja, é ver as glórias da década de 20 voltarem. Inclusive, nesse época, o Nürnberg foi campeão 5 vezes.

1 FSV MAINZ 05

Fundação: 1905
Cidade: Mainz
Estádio: Coface Arena ( 34034 torcedores )
Títulos alemães: nenhum
Técnico: Thomas Tuchel
Posição em 2012/2013: 13º
Competições europeia: nenhuma
Objetivo para 2013/2014: meio da tabela.

Jogadores que chegaram: Johannes Geis (Meio-campista, Greuther Fürth), Christoph Moritz (Meio-campista, Schalke 04), Julian Koch (Defensor, Borussia Dortmund), Shinji Okazaki (Atacante, Stuttgart) e Dani Schahin (Atacante, Fortuna Düsseldorf)

Jogadores que saíram: Marco Caligiuri (Meio-campista, Eintracht  Braunschweig), Radolasv Zabavnik (Defensor, Sandhausen), Jan Kirchhoff (Defensor, Bayern Munich), Marcel Rise (Meio-campista, Colônia), Andreas Ivanschitz (Meio-campista, Levante) e Ádám Szalai (Atacante, Schalke 04).

Nas duas últimas edições da Bundesliga, o Mainz terminou em décimo terceiro. A equipe perdeu Szalai, seu principal atacante e artilheiro da temporada passada com 13 gols. Para suprir essa ausência, veio o destaque do rebaixado Fortuna Düsseldorf, Dani Schahin.

Acho que a meta da equipe, é pelo menos buscar o top 10 do campeonato. Time para isso tem. Entretanto, não será nada fácil. E é preciso ficar bem ligado para não correr risco de queda para a segunda divisão.

BAYER 04 LEVERKUSEN

Fundação: 1904
Cidade: Leverkusen
Estádio: BayArena ( 30210 torcedores )
Títulos alemães: nenhum
Técnico: Sascha Lewandowski
Posição em 2012/2013: 3º
Competições europeia: Champions League (Fase de Grupos)
Objetivo para 2013/2014: Título/Champions League.

Jogadores que chegaram: Kostas Stafylidis (Defensor, POAK), Emir Spahic (Meio-campista, Sevilla), Son Heung-Min (Atacante, Hamburg), Robbie Kruse (Atacante, Fortuna Dusseldorf), Andrés Palop (Goleiro, Sevilla), Giulo Donati (Defensor, Internazionale), Michael Ortega (Meio-campista, retorno de empréstimo do Bochum) e Roberto Hilbert (Meio-campista, Besiktas).

Jogadores que saíram: Daniel Schwaab (Defensor, Sttugart), Junior Fernandez (Atacante, Dinamo Zagreb), Andre Schurrle (Atacante, Chelsea), Hajimi Hogosai (Defensor, Hertha BSC), Daniel Carjaval (Defensor, Real Madrid), Michal Kadlec (Defensor, Fernebahce) e Michael Resing (Goleiro, Fortuna Dusseldorf).

Na edição passada do Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen lutou até o final pela segunda posição. O time perdeu alguns jogadores úteis do elenco, como o caso de Schurrle e Carjaval, ainda assim, chegaram algumas peças importantes, como por exemplo, o atacante Son. Que foi autor de 12 tentos no último torneio pelo Hamburgo.

Manter Kiessling, artilheiro da última Bundesliga com 25 gols, foi fundamental. Para ser campeão, será necessário jogar muita bola, acho que não é dessa vez que o clube levantará a Salva de Prata. Mas, acredito que um G4 e consequentemente a vaga na próxima UCL deve acontecer naturalmente.

BAYERN MUNICH


Fundação: 1900

Cidade: Munich
Estádio: Allianz Arena ( 69.900 torcedores )
Títulos alemães: 23 títulos.
Técnico: Pep Guardiola
Posição em 2012/2013: 1º
Competições europeia: Champions League
Objetivo para 2013/2014: TÍTULO

Jogadores que chegaram: Jan Kirhhoff (Defensor, Mainz 05), Maio Götze (Meio-campista, Borussia Dortmund) e Thiago Alcântara (Meio-campista, Barcelona).

Jogadores que saíram: Mario Gomez (Atacante, Fiorentina) Maximilian Riedmüller (Goleiro, Holstein Kiel), Anatoliy Tymoshchuk (Meio-campista, Zenit) e Nils Petersen (Atacante, Werder Bremen).

Não tem como pensar no título alemão e não falar do Bayern Munich, que é o time a ser batido. Campeão de tudo na temporada passada, os bávaros defendem suas coroas, e com enorme chances de repeti-las, principalmente agora, com a chegada de Guardiola. Que deverá manter o trabalho de Henyckes e se possível, melhora-lo.

Até o momento, a base vencedora foi mantida e o elenco que já é espetacular só foi melhorado. Isso se deve, as chegadas de Götze e Alcântara, que irão acrescentar ainda mais no meio de campo, que já tem jogadores com Kroos, Schweinsteiger, Javi Martinez, Luiz Gustavo e etc. O Borussia Dortmund pode pensar em bate de frente, mas, assim como na última temporada, acredito em mais um voo vermelho.

BORUSSIA DORTMUND

Fundação: 1909
Cidade: Dortmund
Estádio: Signal Iduna Park ( 81.226 torcedores )
Títulos alemães: 8 títulos.
Técnico: Jürgen Klopp
Posição em 2012/2013: 2º
Competições europeia: Champions League
Objetivo para 2013/2014: Título

Jogadores que chegaram: Henrikh Mkhitaryan (Meio-campista, Shakhtar Donetsk), Aubameyang (Atacante, Saint-Étienne) e Sokratis Papastathopoulos (Defensor, Werder Bremen).

Jogadores que saíram: Moritz Leitner (Meio-campista, Stuttgart), Mario Götze (Meio-campista, Bayern Munich), Felipe Santana (Defensor, Schalke 04) e Leonardo Bittencourt (Meio-campista, Hannover 96).

O Borussia Dortmund perdeu uma grande peça que fazia mover o time, que era o Mario Götze. O camisa 10 foi para o Bayern, o seu maior adversário na disputa pela Salva de Prata. Ter mantido Lewandowski mesmo que na "força", foi importante porque ele é um dos que fazem a diferença nessa equipe. Jogadores que chegaram, devem agregar bastante a essa equipe do Klopp, principalmente, o esloveno Mkhitaryan.

Na temporada que se sucedeu, o Dortmund que defendia o bicampeonato, preferiu priorizar a Champions League e viu os Bávaros dispararem na ponta. Para 2013/2014, acredito que os negro-amarelos voltem a focar na Salva de Prata, o caminho certo, eles conhecem bem!

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH


Fundação: 1900

Cidade: Mönchengladbach
Estádio: Borussia Park ( 54.067 torcedores )
Títulos alemães: 5 títulos.
Técnico: Lucien Favre
Posição em 2012/2013: 8º
Competições europeia: nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa.

Jogadores que chegaram: Max Kruse (Meio-campista, Freiburg), Raffael (Meio-campista, Schalke) e Christoph Krame (Meio-campista, Bayer Leverkusen).

Jogadores que saíram: Alexander Ring (Meio-campista, HJK), Mike Hanke (Atacante, Freiburg), Niklas Dams (Defensor, Servette FC) e Igor de Camargo (Atacante, Hoffenheim).

Após fazer uma temporada excelente em 2011/2012, que inclusive lhe deu o direito de disputar a UCL, o M'gladbach não mostrou o mesmo rendimento no ano seguinte. Foi eliminado na fase preliminar na Champions e foi para a Liga Europa. Começou mal a Bundesliga e não foi adiante na competição internacional, apenas no segundo turno do Campeonato Alemão, é que a equipe reagiu e terminou em um digno oitavo lugar.

Para essa temporada, peças boas para o meio de campo chegaram, como o caso de Kruse, que marcou 11 gols na última temporada, além do brasileiro Raffael, que teve excelentes passagem por Hertha e Schalke. A saída de Hanke, talvez não seja tão sentida assim, pela queda de rendimento do jogador. Tenho por mim, que o objetivo seja conquistar uma vaga na Europe League.

EINTRACHT BRAUNSCHWEINGER


Fundação: 1895

Cidade: Braunschwieg
Estádio: Eitracht-Stadion ( 23.500 torcedores )
Títulos alemães: 1 títulos.
Técnico: Torsten Lieberknecht
Posição em 2012/2013: jogou a 2ªdivisão
Competições europeia: nenhuma
Objetivo para 2013/2014: Se manter na 1ª divisão.

Jogadores que chegaram: Omar Elabdellaoui (Meio-campista, Manchester City), Marco Caligiuri (Meio-campista, Mainz 05), Jan Hochscheitd (Meio-campista, Erzgebirge), Torsten Oerhl (Atacante, Augsburg) e Simeon Jackson ( Atacante, Norwich).

Jogadores que saíram: Raffael Korte (Meio-campista, Saabrücken) e Olivier Pertesch (Meio-campista, Arminia Bielefeld).

O vice-campeão da segunda divisão, o Braunschweinger chega na Bundesliga primeiramente, para se manter-se na elite do futebol alemão. A equipe reforçou bastante o meio de campo, trazendo jogadores de nível de primeira divisão.

O bom para os torcedores e o time, é que o artilheiro na Bundesliga 2 na temporada passada, segue com a equipe, é o atacante Dominik Kumbela. Na série B, o congolês deixou sua marca 19 vezes, vamos ver se ele consegue manter o campeão alemão de 67/68 na elite.

EINTRACHT FRANKFURT


Fundação: 1899

Cidade: Frankfurt
Estádio: Commerzbank Arena ( 52.300 torcedores )
Títulos alemães: nenhum.
Técnico: Armin Veh
Posição em 2012/2013: 6º
Competições europeia: Liga Europa
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa

Jogadores que chegaram: Jan Rosenthal (Meio-campista, Freiburg), Joselu (Atacante, Hoffeheim), Stephan Schörck (Defenso, Hoffenheim), Johannes (Meio-campista, Frieburg), Felix Wiedwald (Goleiro, Duisburg).

Jogadores que saíram: Oka Nikolov (Goleiro, Philadelphia Union), Heiko Bustcher (Defensor, Bochum), Martim Amendick (Defensor, Paderborn 07), Oliver Occéan (Atacante, Kaiserslautern), Karim Matmour (Meio-campista, Kaiserslautern) e Julian Dudda (Defensor, Werder Bremen).

Na edição 2012/2013, o Eintracht Frankfurt que era um dos "caçulas" do torneio, surpreendeu e brigou na parte de cima da tabela. Ficou muito tempo entre os melhores do campeonato, mas na hora de decidir, faltou pernas e perdeu a chance de disputar a UEFA Champions League. Ainda assim, garantiu uma vaga na Europe League, que não é nada mal.

O importante para a essa temporada, é que o clube conseguiu manter peças importantes, como o atacante Meier. As contratações de Rosenthal e do Joselu, podem da uma encorpada melhor ao meio de campo. O feito da última temporada pode ser repetido, caso o Frankfurt concilie bem as competições que disputará.

AUGSBURG


Fundação: 1907

Cidade: Augsburg
Estádio: Impuls Arena ( 30.660 torcedores )
Títulos alemães: nenhum.
Técnico: Markus Weinzierl.
Posição em 2012/2013: 15º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Se manter na 1ª divisão.

Jogadores que chegaram: Halil Altintpo (Meio-campista, Trabzsonpor), Raphael Holzhauser (Meio-campista, Stuttgart), Panagiotis Vlachodimos (Meio-campista, Olympiacos), Mathias Fetsch (Atacante, Kickers Offenbach) e Marwin Hitz (Goleiro, Wolfsburg).

Jogadores que saíram: Knowledge Musona (Atacante, Hoffenheim), Torsten Oerhl (Atacante, Eintracht Braunschwieg), Milan Petrzela (Atacante, Victoria Plzen), Sebastian Langkamp (Defensor, Herta BSC), Marco Thiede (Meio-campista, Sandhausen) e Stephan Hain (Atacante Munich 1860)

Nas duas últimas temporadas o Augsburg flertou diretamente contra o rebaixamento, mas sempre no último momento, conseguiu a salvação. Em certosjogos, o time mostra um bom futebol e surge aquele pensamento de que poderia estar em um posicionamento melhor na tabela. Só que a realidade é diferente e eu acredito, que não mude muito nessa nova Bundesliga que se inicia.

Peças importante foram mantidas, como o meio-campista Baier e o atacante Mölders, quem sabe com a ajuda dos reforços a equipe possa ter um ano mais tranquilo.

HAMBURGO


Fundação: 1887

Cidade: Hamburg
Estádio: Imtech Arena ( 56.889 torcedores )
Títulos alemães: 3 títulos.
Técnico: Torsten Fink
Posição em 2012/2013: 7º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa

Jogadores que chegaram: Johan Djourou (Defensor, Arsenal), Lasse Sobiech (Defensor, Borussia Dortmund), Kerem Dermibay (Meio-campista, Borussia Dortmund) e Jacques Zoua (Atacante, Basel).

Jogadores que saíram: Marcus Berg (Atacante, Panathinaikos) e Son Heung-Min (Atacante, Bayer Leverkusen).

O tradicional Hamburgo bateu na trave na última Bundesliga, no qual ficou de fora da Liga Europa por causa de três pontos. No geral, a equipe manteve a média nas atuações, mas ficou à quem do que o torcedor queria. A derrota por 9-2 para o Bayern Munich, foi sem dúvida o ponto mais fraco da campanha.

Para a essa temporada, o clube não contratou ninguém de "peso", que chegue com a responsabilidade de ajudar Van de Vaart. E ainda por cima, perdeu o um dos principais atacantes, o sul-coreano Heung-Min. A responsabilidade de homem-gol, cairá toda sobre as costa de Rudneves, que sempre que pode balança as redes. Tudo vai depender do início de competição do Hamburgo, porque se for bom, a equipe não precisará ficar correndo atrás de pontos e no fim, pode beliscar uma vaga em algum torneio internacional.

HANNOVER 96


Fundação: 1896

Cidade: Hannover
Estádio: AWD Arena ( 49.000 torcedores )
Títulos alemães: 2 títulos.
Técnico: Mirko Slornka
Posição em 2012/2013: 9º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa

Jogadores que chegaram: Salif Sané (Defensor, Nancy), Edgar Prib (Meio-campista, Greuther Fürth), Konstantiny Fuhry (Goleiro, Stuttgart) e Leonardo Bittencourt (Meio-campista, Borussia Dortmund)

Jogadores que saíram: Mario Eggimann (Defensor, Union Berlin), Sergio Pinto (Meio-campista, Levante), Johan Djourou (Defensor, retornou ao Arsenal), Samuel Radlinger (Goleiro, Rapid Wien), Mohammed Abdellaoue (Atacante, Stuttgart), Konstantiny Rausch (Defensor, Stuttgart), Sascha Schünemann (Meio-campista, Hansa Rostock), Niko Giesselmann (Meio-campista, Greuther Fürth) e Daniel Royer (Meio-campista, Rapid Wien).

O Hannover vem montando equipes razoáveis, mas tem faltado elenco para brigar na parte de cima do campeonato. A equipe perdeu um grande números de jogadores, só que a base foi mantida, pelo menos, os que faziam a diferença, como caso de Diouf e Huzsit. Será neles, que a torcida depositará as fichas, para pelo menos, buscarem uma vaga na Liga Europa.

HERTHA BERLIN


Fundação: 1892

Cidade: Berlin
Estádio: Olympiastadiom ( 72.243 torcedores )
Títulos alemães: 2 títulos.
Técnico: Jos Luhukay
Posição em 2012/2013: jogou a 2ª divisão.
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Se manter na 1ª divisão.

Jogadores que chegaram: Hajime Hosogai (Defensor, Bayer Leverkusen), Alexander Baumjohann (Meio-campista, Kaiserslautern), Sebastian Langkamp (Defensor, Augsburg) e Johannes van den Berg (Defensor, Fortuna Düsseldorf).

Jogadores que saíram: Felix Bastian (Defensor, Bochum), Alfredo Morales (Meio-campista, Ingolstads), Marvin Knoll (Meio-campista, Sandhausen), Shervin Radjabali-Fardi (Defensor, Hansa Rostock), Daniel Beichler (Meio-campista, Sturm Graz) e Marco Djurinci (Sturm Graz).

O Hertha Berlin não vive anos recentes de muitas glórias, pelo contrário, foram dois rebaixamentos em três temporadas. Na sua volta a primeira divisão, o objetivo maior é se manter, e isso, não será nada fácil. Até porque, a concorrência é dura e assim como na temporada 2011/2012 que o time da capital era o 'caçula', mas acabou voltando para a segundona, precisa se cuidar para não cometer os mesmos erros.

A grande arma do Hertha, são os sul-americanos Ronny que é brasileiro e o colombiano Adrián Ramos. Essas duas peças foram mantidas e podem ajudar o clube ficar na elite do futebol alemão.

SC FREIBURG


Fundação: 1904

Cidade: Freiburg
Estádio: Dreisamstadion ( 25.000 torcedores )
Títulos alemães: 1 título.
Técnico: Christian Streich
Posição em 2012/2013: 5º
Competições europeia: Liga Europa.
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa.

Jogadores que chegaram: Christopher Jullien (Defensor, Auxerre), Václav Pilar (Meio-campista, Wolfsburg), Mike Hanke (Atacante, Borussia Mönchengladbach), Felix Klaus (Meio-campista, Greuther Fürth), Nicolas Höfler (Meio-campista, Erzgerbirge), Gelson Fernandes (Meio-campista, Sporting), Francis Coquelin (Meio-campista, Arsenal), e Admir Mehmadi (Atacante, Dynamo Kiev).

Jogadores que saíram: Cedric Mikiadi (Meio-campista, Werder Bremen), Jan Rosenthal (Meio-campista, Eintracht Frankfurt), Ivan Santini (Atacante, Zadar), Johannes Flum (Meio-campista, Eintracht Frankfurt), Mar Kruse (Meio-campista, Borussia Mönchengladbach), Erik Jendrisek (Atacante, Energie Cottbus), Rot-Weilss Erfurt (Atacantes, Karlsruher), Beg Ferrati (Defensor, Winterthur) e Denis Perger (Wehen Wiesbaden).

A temporada 2012/2013 foi extremamente boa para o Freiburg, porque a equipe quase conquistou o acesso para uma das vaga na UEFA Champions League, e foi por pouco mesmo. O quinto lugar lhe rendeu a vaga na Liga Europa, e a oportunidade de disputar um torneio internacional. O grande problema, foi o desmanche da equipe na parte ofensiva. Digo isso, porque Kruse, Caliguri, Rosenthal e Makiadi foram negociados, esses quatro jogadores, são autores de 51% dos gols do Freiburg na última Bundesliga.

Em contrapartida, o clube foi as compras e trouxe alguns nomes interessantes, como o de Hanke, Coquelin e Gelson Fernandez. Acho que se a base fosse mantida, a equipe poderia sonhar em subir um degrau e se fortalecer por uma vaga na UCL, porém, acredito novamente em uma ida a Europe League.

SCHALKE 04


Fundação: 1904

Cidade: Gelsenkirchen
Estádio: Veltins Arena  ( 61.673 torcedores )
Títulos alemães: 8 títulos.
Técnico: Jens Keller.
Posição em 2012/2013: 4º
Competições europeia: Champions League.
Objetivo para 2013/2014: Champions League.

Jogadores que chegaram: Felipe Santana (Defensor, Borussia Dortmund), Leon Goretzka (Meio-campista, Bochum), Christian Clemens (Atacante, Colônia) e Ádám Zsalai (Atacante, Mainz 05).

Jogadores que saíram: Affelay (Atacante, Barcelona) Raffael (Meio-campista, Dynamo Keiv), Christoph Metzelder (Defensor), Christoph Moritz (Meio-campista, Mainz 05), Philipp Hofmann (Atacante, Ingolstadt), Manuel Torres (Atacante, Karslsruher) e Jose Manuel Jurado (Meio-campista, Spartak Moscou).

O Schalke tem uma equipe muito bem armada por Keller, mas, não o vejo como candidato ao título. Pode até fazer frente, mas pra mim não tem forças para competir com o poderoso Bayern. O bom elenco do dos azuis-reais foram mantido em sua quase totalidade, com a exceção de Affelay e Raffael que compunham o time titular, os demais que saíram não irão fazer muita falta.

A equipe trouxe bons nomes, como o zagueiro Felipe Santana, que era do seu maior rival Dortmund. O Atacante Szalai pode pintar ser uma excelente peça ofensiva, e principalmente, ajudar o artilheiro Huntelaar. Goretzka e Clemens foram contratados adjuntos de clubes de segunda divisão, onde fizeram campanha razoáveis. É um elenco interessante, que tem tudo para assegurar a vaga na UCL.

TSG 1899 HOFFENHEIM

Fundação: 1899
Cidade: Sinsheim
Estádio: Rhein Neckar Arena  ( 61.673 torcedores )
Títulos alemães: Nenhum.
Técnico: Markus Gisdol.
Posição em 2012/2013: 16º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: Se manter na 1ª divisão.

Jogadores que chegaram: Tarik Elyounoussi (Atacante, Rosenborg), Anthony Modeste  (Atacante, Bastia), Kevin Akpouguma (Defensor, Karlsruher), Denis Streker (Meio-campista, Dinamo Dresden) e Marvin Schwäbe (Eintracht Frankfurt).

Jogadores que saíram: Igor de Camargo (Atacante, Standard Liége), Daniel Williams (Meio-campista, Reading), Joselu (Atacante, Eintracht Frankfurt), Michael Gregoritsch (Atacante, St Pauli), Luis Advíncula (Defensor, Ponte Preta), Takashi Usami (Meio-campista, Gamba Osaka), Sandro Wieser (Meio-campista, Ried), Gomes (Goleiro, Tottenham) e Stephan Schörock (Defensor, Eintracht Frankfurt).

A Missão do Hoffenheim é mais do que nunca, se manter na elite do futebol nacional, pois na última temporada, por pouco não voltou para a Bundesliga 2. A equipe só não caiu, porque venceu o Kaiserslautern no playoffs, valendo uma vaga na 1ª divisão.

Nenhum dos jogadores contratados, chega com status para ser peça "chave" no time, simplesmente foram adquiridos para disputarem posição. Se salvar, será o primeiro objetivo, depois, o que vier é lucro para o Hoffenheim.

VfB STUTTGART


Fundação: 1893

Cidade: Stuttgart
Estádio: Mercedez-Bens Arena  ( 55.896 torcedores )
Títulos alemães: 5 títulos.
Técnico: Bruno Labbadia.
Posição em 2012/2013: 12º
Competições europeia: Liga Europa.
Objetivo para 2013/2014: Liga Europa.

Jogadores que chegaram: Gotoku Sakai (Defensor, Albirex Niigata), Daniel Schwaab (Defensor, Bayer Leverkusen), Moritz Leitner (Meio-campista, Borussia Dortmund), Marco Rojas (Meio-campista, Melbourne Victory FC), Thorsten Kirschbaum (Goleiro, Energie Cottbus), Sercan Sararer (Meio-campista, Greuther Fürth), Mohammed Adbellaoue (Atacante, Hannover) e Kostantin Rausch (Defensor, Hannover).

Jogadores que saíram: Felipe Lopes (Defensor, Woflsburg), Federico Macheda (Atacante, Manchester United), Kevin Stoger (Meio-campista, Kaiserslautern), Marc Ziegler (Goleiro), Tim Hoogland (Defensor, Schalke 04), Raphael Holzhauser (Meio-campista, Augsburg), Soufian Benyamina (Atacante, Dinamo Dresden), Shinji Okazaki (Atacante, Mainz 05), André Weis (Goleiro, Ingolstadt) e Michael Vitzthum (Defensor, Karlsruher).

A décima segunda posição no último Campeonato Alemão, não foi nada agradável. Até porque, a tradição que o Stuttgart tem, precisa ao menos brigar por uma competição internacional. Acho para esse novo torneio que se inicia, o time tem mais chance. Conseguiu manter alguns jogadores importantes, o principal deles, o atacante Ibisevic. Trouxe também, nomes interessantes, como o meio-campista Leitner. Num geral, todos os setores da equipe foram reforçados, basta saber se terá "liga".

Wolfsburg


Fundação: 1945

Cidade: Wolfsburg
Estádio: Volkswagen Arena  ( 30.122 torcedores )
Títulos alemães: 1 título.
Técnico: Dieter Hecking.
Posição em 2012/2013: 11º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: meio da tabela.

Jogadores que chegaram: Timm Klose (Defensor, Nurnberg), Daniel Caligiuri (Meio-campista, Freiburg), Max Grün (Goleiro, Greuther Fürth), Kevin Scheidahauer (Atacante, Bochum), Felipe Lopez (Defensor, Stuttgart) e Stefan Kutschke (Atacante, Leipzig).

Jogadores que saíram: Fágner (Defensor, Vasco), Emanuel Pogatetz (Defensor, Nurnberg), Vaclav Pilar (Meio-campista, Freiburg), Yohandry Orozco (Meio-campista, Deportivo Táchira), Marwin Hitz (Goleiro, Augsburg) e Simon Kjaer (Defensor, Lille).

O Wolfsburg começou muito mal a Bundesliga anterior, mas se recuperou e terminou no meio da tabela. Acho que o nível do elenco, faz com que a equipe tenha a mesma pretensão de terminar ao menos entre os dez primeiros. Acho que pegarem o jeito e se motivarem, podem tentar conquistar uma vaga na Liga Europa, principalmente, se o meia Diego permanecer no time.

WERDER BREMEN


Fundação: 1899

Cidade: Bremen
Estádio: Weserstadion  ( 43.087 torcedores )
Títulos alemães: 4 títulos.
Técnico: Robin Dutt.
Posição em 2012/2013: 14º
Competições europeia: Nenhuma.
Objetivo para 2013/2014: meio da tabela.

Jogadores que chegaram: Cédric Mikiadi (Meio-campista, Freiburg).

Jogadores que saíram: Sakratis Papastathopoulos (Defensor, Borussia Dortmund).

O Werder Bremen vem caindo bruscamente de rendimento nas últimas temporadas. A equipe na década passada chegou a levar a Salva de Prata em 2003/2004, a partir de então, passou a disputar vagas na Champions League e agora, vem sofrendo com risco de ser rebaixado. Isso foi o que aconteceu na edição que passou e provavelmente, o Bremen passará pelo mesmo sufoco, tendo em vista, que não houve uma reformulação no elenco.

A expectativa para os torcedores, é que o trio Hunt, Petersen e Bruyne repitam suas boas exibições, pois juntos, marcaram 31 gols dos 50 gols marcados pelo time.

E ai gostou? Confira os melhores jogos da Bundesliga 2012/2013 aqui, no Rédua Esporte!