Nas duas edições anteriores, a Bundesliga havia sido pintada de amarelo e preto pelo Borussia Dortmund. Para todos os torcedores do Bayern de Munique, já estava mais do que na hora da equipe voltar a gritar 'é campeão'. Pois desde a temporada 1996/1997, que os bávaros não ficavam duas temporadas seguidas sem conquistar o título alemão. Então, para ser de uma forma marcante, o campeonato foi todo ele liderado pelo Bayern, sem correr riscos nenhum e corando a vigésima segunda Salva de Prata do clube.
Trajetória do título:
A história do título começou fora de casa, contra o recém promovido a 1ª divisão Greüther Fürth. Ainda sem todos os titulares, o Bayern venceu com facilidade por 3-0. Dessa primeira rodada, até a oitava, foram exatas oito vitórias. Um início histórico e incrível, porque foram marcados 26 gols e sofridos apenas 2. Com goleadas sobre o Stuttgart na Allianz Arena e contra o Fortuna Düssedorf fora de casa.
O primeiro revés e único do campeonato, ocorreu para o Bayer Leverkusen, em Munique, na nona rodada. A equipe saiu na frente, mas acabou sofrendo a virada, em uma noite inspirada de Sydei Sam, autor de um dos gols dá vitória. Ficou aquela duvida no ar: será que os jogadores vão deixar a peteca cair? A resposta é: não! No final de semana seguinte, os bávaros foram até o norte da Alemanha e venceram facilmente o Hamburg por 3-0.
A expectativa naquela altura da competição era para ver o encontro entre Bayern e Borussia Dortmund. Antes disso, a equipe da Baviera venceu o Eintracht Frankfurt, Freiburg e goleou por 5-0 o Hannover, além de empatar em 1-1 com o também bávaro Nuremberg. O tão esperado jogo, foi equilibrado. Kroos colocou os vermelhos na frente, só que Götze deu a igualdade no placar, final 1-1.
Do clássico na Allianz Arena, até o fim do 1º turno, faltavam apenas duas partidas, em que teve uma vitória por 2-0 sobre o Augsburg e o empate em 1-1 com o Mönchengladbch. Com o título de inverno assegurado e uma campanha espetacular até o momento, o medo de todos em Munique, era que o time apagasse no segundo turno e permitisse a reação do Dortmund. Exatamente como houve na temporada 2011/2012, mas o pupilos de Jupp Heynckes estavam "vacinados" dessa vez.
Quer uma prova disso? Na segunda parte da competição foram 14 vitórias consecutivas, não dando quaisquer chance para o azar. Nesse pacote, tiveram dois 6-1, o primeiro contra o Werder Bremen e o segundo contra o Hannover. Além, da humilhante surra aplicada de 9-2 ao Hamburg. E em meio a esses tantos triunfos, o título mais do que merecido e muitíssimo antecipado aconteceu ainda na 28ª rodada, diante do Eintracht, em Frankfurt, com a vitória de 1-0. O Bayern de Munique tornou-se o campeão mais cedo da história Bundesliga.
A grande sequência de vitórias foi interrompida, pelo empate contra o Borussia Dortmund, novamente a pedra no sapato bávaro. Na ocasião, o jogo foi quente, mas os dois clubes estavam com a cabeça na Final da UEFA Champions League, então, o resultado acabou sendo de 1-1, repetido o placar do 1º turno. Para fechar com chave de ouro a exuberante exibição no torneio, o Bayern venceu Augsburg por 3-0 e despediu-se fora de casa batendo o Möchengladbach por 4-3.
Time Base:
Neuer; Lahm, Dante, Boateng e Alaba; Javi Martínez, Schweinsteiger e Kroos, Ribéry, Mandzukic e Müller. Esquema 4-3-3 Técnico: Jupp Heynckes.
Artilheiro do time: Mario Mandzukic com 15 gols.
Destaque: Jupp Heynckes, o treinador por ter conseguido se reinventar aos 68 anos de idade e montar uma equipe tão dinâmica, moderna e literalmente letal para seus adversários.
Opinião:
Essa foi a melhor campanha de um clube nas 50 edições de Bundesliga. O Bayern foi perfeito e soube muito bem espantar os demônios que carregava da temporada passada. No qual também tinha o campeonato sob controle, mas no fim acabou amargurando o vice-campeonato. A equipe se reforçou com Dante, Javi Martínez e Mandzukic, três de alguns jogadores que chegaram e foram fundamentais para darem equilíbrio ao excelente time que já vinha jogando. Foi Supermerecido e com Pep Guardiola, tem tudo para conquistar o 23ª, 24ª, 25ª,.. e por ai vai.
Estatísticas:
Número de Jogos (306); Número de Gols (898) e Média de Gols (2,93)
Vitórias de mandantes (130); Vitórias de visitantes (98) e Empates (78)
Melhor Ataque: Bayern de Munique ( 98 gols )
Pior Ataque: Greüthe Fürt ( 26 gols )
Melhor Defesa: Bayern de Munique ( 18 gols )
Pior Defesa: Hoffenheim ( 67 gols )
Mais Vitórias: Bayern de Munique (29)
Menos Vitórias: Greüther Furth (04)
Mais Empates: Wolfsburg (13)
Menos Empates: Bayern de Munique (04)
Mais Derrotas: Greüther Fürth (21)
Menos Derrotas: Bayern de Munique (01)
Mais jogos sem perder: Bayern de Munique (25)
Mais jogos sem vencer: Werder Bremen (13)
Maior goleada: Bayern de Munique 9-2 Hamburg
Artilheiro: Stefan Kiessling 25 gols ( Bayer 04 Leverkusen )