O time do Corinthians que sempre é muito bem montado e organizado pelo técnico Tite, nesse sábado, contra a Portuguesa, no Pacaembu, a equipe deixou a desejar. Não mostrou uma boa performance, na realidade, mostrou o Timão versão 2013, que parece estar de "ressaca" das conquistas de 2012. No entanto, a Lusa executou com brilhantismo seu plano de jogo, garantindo o 0-0.
Esse confronto da 5ª rodada entre paulistas começou muitíssimo disputado e com divididas ferozes pela bola. Baseado nisso, o meio de campo foi o centro de muitas batalhas e disputas por territórios. Os corintianos estavam com uma maior posse de bola, entretanto, não conseguia penetrar na defesa da Lusa, que atuava no tradicional 4-4-2, com as duas linhas de quatro bem compactas.
Além de fazer uma boa marcação, o técnico da Portuguesa Edson Pimenta colocou jogadores na cola de Pato e Emerson, isso dificultava ainda mais. O meio de campo do Corinthians não conseguia aparecer com Danilo e Douglas. E nas laterais, o jovem Igor não estava conseguindo aparecer bem como o titular Fábio Santos, que não jogou. Pela direita, Alessandro acabou se lesionando e dando lugar ao também novato William Arão.
Outro grande problema encontrado pela equipe do Parque São Jorge era a distância entre os jogadores, isso facilitava na hora da marcação roubar a bola. Pois o jogador que tinha a posse de bola, quase nunca tinha uma opção boa de passe. E enquanto isso, mesmo jogando atrás, a Portuguesa conseguia chegar ao ataque com toques rápidos e exigiu duas boas defesas de Cássio, no primeiro tempo.
Para a segunda etapa, Ibson fez sua estréia no Corinthians, ele entrou no lugar de Paulo André, que saiu lesionado. Os mesmos erros seguiam sendo cometidos e Danilo estava participando mais, só que o Douglas, nada fazia. O camisa 10 era inútil dentro de campo, ele mais tarde foi substituído por Romarinho, achei que o Tite demorou muito para fazer essa alteração.
Com a entrada de Romarinho, que foi jogar aberto pela direita e tinha mais centralizado Pato e Emerson, o Timão passou a pressionar mais, naquele típico abafa. Foram perdidos boas chances, com por exemplo uma finalização errônea de Danilo. Além de um chute na trave do próprio Romarinho. Por outro lado, a defesa da Lusa jogou aquela partida perfeita. Tanto Lima quanto Valdomiro foram espetaculares e afastaram sempre o perigo, eles contribuíram muito para o resultado sem gols.
Na 6ª rodada, que acontecerá somente após a Copa das Confederações, o Corinthians joga na Fonte Nova contra o Bahia. Enquanto a Portuguesa recebe o Cruzeiro.