sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

[College] Quem será a próxima estrela da MLS? Conheça os principais nomes do SuperDraft 2016

Arte: Yago Rédua
O próximo dia 14 será de grande suspense para todos os envolvidos no SuperDraft da MLS, que vai acontecer em Baltimore. As equipes vão escolher jogadores oriundos do sistema universitários ou de outros programas para angariar novos talentos para a Liga, como o MLS Combine. 

A proposta do Draft da MLS é o mesma das principais Ligas dos Estados Unidos, como a NFL, NBA, por exemplo. Contudo, como o mercado do futebol é um pouco diferente, aos poucos o programa tem se tornado especial para capturar bons valores que agreguem aos elencos durante a longa temporada. 

No último ano, em 2015, o Orlando City fez um tiro certeiro ao selecionar Cyle Larin como a primeira escolha. O jogador se tornou referência do ataque e foi eleito ao fim da temporada o calouro do ano da MLS. O canadense de 21 anos marcou 17 gols em 27 jogos e quebrou a marca de um novato, que era de Damani Ralph, com 13 gols, em 2003, quando atuava pelo Chicago Fire. Larin foi draftado da Universidad de Connecticut. 

De olho nestes jovens valores, o Rédua Esporte tem dado uma atenção especial ao SuperDraft 2016, para mostrar quem são essas caras novas que em breve estarão fazendo parte dos times da principal Liga de soccer dos Estados Unidos/Canadá. A partir de uma vasta pesquisa, selecionamos cinco nomes que se destacaram no cenário universitário da NCAA. Confira!

>> VEJA + 

Julian Buescher
Foto: University Syracuse
O meio-campista se destacou bastante na universidade de Syracuse durante a temporada de 2015. O alemão de 22 anos chegou aos Estados Unidos para estudar e jogar futebol, contudo o frio o idioma quase o fizeram voltar para Soest, na Alemanha. Mas, o camisa 10 deu a volta por cima e mostrou toda a sua qualidade técnica dentro de campo, sendo sempre descrito como criativo, inteligente e capaz de lidera o time - principalmente no esquema 4-3-3. Em 2015, no torneio da NCAA, disputou 22 partidas, marcou oito gols e deu 11 assistências.

Curiosidade: Buescher chegou a jogar nas divisões de base da seleção alemã, a sub-18 e sub-20, junto com Draxler e Mario Götze, autor do gol do tetracampeonato mundial da Alemanha na Copa de 2014.

Jack Harrison 
Foto: Titter da Wake Forest
Existe uma grande dúvida na cabeça de todos na hora de definir o jogador da Wake Forest University: ele é meia-atacante ou simplesmente meia? O fato é que muitos o consideram como o melhor jogador ofensivo deste SuperDraft de 2016. Não atoa, venceu diversos prêmios individuais em 2015. Sua habilidade, visão de jogo e capacidade atlética para aguentar em alto nível os 90 minutos de partida impressionam. Durante a temporada, foram oito gols e 11 assistências, para o jogador nascido em Bolton, na Ingaletrra.

Curiosidade: Por seu desempenho em campo, Harrison se tornou o primeiro calouro a entrar no First Team NSCAA All-American.

Richei Laryea
Foto: ZipsMSOC
Meio-capista versátil da University of Akron, o canadense de 21 anos pode atuar como meia, meia-atacante e até eventualmente como um ponta, dependendo do esquema tático adotado pelo treinador. A habilidade e capacidade de partir para cima do adversário são suas grandes virtudes dentro de campo. A temporada de 2015 marcou o segundo ano de Laryea como jogador dos Zips e, com méritos, foi grande destaque da equipe ao marcar 11 gols. 

Curiosidades: Apesar de ser inteligente com a bola nos pés, em 2014, Laryea sofreu bastante com o seu temperamento explosivo. O jogador acumulou vários cartões amarelos e chegou a ser punido por seis jogos. Agora, segundo o próprio jogador, isso é passado. 

Andrew Tarbell
Foto: USA Today Sports
É o único goleiro apontado como escolha da primeira rodada do SuperDraft. Esse fato se compreende por ser exaltado como o melhor goleiro do futebol universitário da NCAA, segundo seu treinador e diversos especialistas no assunto. Natural de Mandeville, Los Angeles, o arqueiro é um dos principais destaques da University Clemson. 

Curiosidades: Durante a temporada 2015, o goleiro realizou 84 defesas em 24 partidas realizadas. 

Josh Yaro 
Foto: Alexander Brown / The Hoya
O Chicago Fire tem a primeira escolha do SuperDraft em 2016 e a mídia local só fala em um nome: Josh Yaro. O zagueiro oriundo de Santa Bárbara, Califórnia, mostra uma qualidade técnica bem diferente dos demais. O jogador da Universidade of Georgetown tem enorme capacidade de ler a partida, desarmar o adversário e liderar a equipe, tanto que foi o capitão do time na última temporada. 

Curiosidade: Yaro recebeu o prêmio de melhor defensor da NCAA em 2015 e foi selecionado para o First Team All-BIG EAST.