terça-feira, 5 de março de 2013

Valente e incentivado por seus torcedores, Portland empata com o NY Red Bulls.


Esse primeiro final de semana de março marcou a abertura de temporada 2013 da MLS. O jogo que teve maior destaque ocorreu entre Portland Timbers recebendo o New York Red Bulls de Juninho Pernambucano e Henry. A partida esteve longe de ser boa qualitativamente, porém, não deixou de ter emoção e gols, tanto que o resultado final foi de 3-3. Mesmo ficando em desvantagem no placar, em nenhum momento a torcida do Portland parou de cantar e os jogadores de lutar.

Pela trigésima quinta vez seguida, a torcida do Portland Timbers comprou toda a carga de ingressos para o jogo. E fazendo um "mini caldeirão" os adeptos incentivam e empurram o time. Porém, quem iniciou o confronto melhor, foi o New York. Embora, não tivesse tão soberano em campo, estava apenas errando menos.

Por falar em erros, eles eram frequentes porque as duas equipes contrataram bastantes e a maioria dos jogadores ainda não estão entrosados. Por esse motivo, é fácil de relevar. Mas, o famoso zagueiro do Portland, o francês Silvestre cometeu uma falha grotesca ao recuar a bola dentro da área para o aqueiro Ricketts, que tentou segurar a bola, mas soltou e Fabian Espindola chegou ao primeiro gol.

O Portland atuava no 4-3-3 e suas jogadas funcionavam sempre aos trancos e barrancos. Os jogadores mais lúcidos eram o ponteiro direito Kalif Alhassan e o meio-campista Diego Valeri. E foi do último, o golaço que empatou o confronto. Isso empolgou os jogadores que superaram os erros e começaram a ditar o ritmo da partida. Até o momento em que Silvestre falhou novamente na defesa e Espindola marcou seu segundo tento.

Foi um desânimo total na franquia mandante, que quatro minutos depois levou o terceiro gol do zagueiro Olave. Para os últimos 45 minutos, o New York Red Bulls parecia ter garantindo a vitória e os jogadores acabaram relaxando. Já o Timbers foi com tudo para cima querendo se recuperar. Os jogadores pararam de cometer erros que passaram a ser cometidos constantemente pelos visitantes.

O NY Red Bulls precisava ter um jogador que chamasse a responsabilidade e liderasse o time. Jogador em campo para isso tinha, como o caso de Juninho Pernambucano, Cahill e Henry. Mas, em meio ao perde e ganho no meio de campo, eles pareceram entrar no nível baixo de determinados atletas. E com o crescimento no duelo, o Portland diminuiu com Nagbe.

O francês Henry teve a oportunidade de matar o jogo em um contra-ataque, mas a idade pesou e acabou adiantando demais a bola, o que facilitou para o arqueiro Ricketts afastar. A entrada de Valencia no Timbers já na reta final deu mais poder de ataque ao time, que passou a finalizar mais e o goleiro Robles espalmava tudo que era chute. Em um desses rebotes dados, acabou surgindo o gol de empate, no qual, o zagueiro Olave empurrou contra a própria meta. Dando mais justiça ao jogo, por aquilo que os mandantes viam jogando.

Na 2ª rodada, o Portland joga contra o Montreal. Já o New York Red Bulls duela com o San Jose.