segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vélez vence o lanterna e se sagra campeão argentino.

A 18ª rodada, uma antes do término do torneio inicial, sagrou o Vélez Sarsfield campeão argentino. Isso foi possível, porque o clube dentro de casa, no Jose Amalfitani, venceu o lanterna Unión, por 2-0. E contou também, com a derrota do Lanús diante do River Plate, no Monumental. Juntando tudo isso, bastou ao torcedor do Vélez gritar campeão. Esse, é o terceiro sob o comando de Ricardo Gareca, e o nono em toda a história. O título, veio com o aproveitamento de 70,3% dos pontos ganhos. 

Antes mesmo de a bola rolar no Jose Amalfitani, a atmosfera do estádio já era de um clube campeão. E não tinha como pensar em outro resultado que não fosse a vitória, porque o Unión, não venceu nenhum jogo no atual campeonato, são 6 empates e 12 derrotas. Então, a ansiedade para torcedores e jogadores era grande. 

O Vélez começou a partida melhor, possuía o ataque mais positivo da competição e tinha pela frente a pior defesa, que estava modificada pelo treinador Nery Pumpido. Inicialmente, não deu muito certo. Os atacantes do Vélez chegavam com uma certa facilidade. O matador Facundo Ferreyra, teve duas boas chances. Além de alguns chutes de longa distancia dos meios-campistas, mas Perafán conseguia salvar. 

O clima de tensão, começou a ganhar mais proporção entre os jogadores dos Vélez. A ansiedade por não sair o gol, atrapalhou o time, que passou a ceder espaços na defesa para o Unión. Que apesar do eminente rebaixamento no fim do próximo torneio, se mostrava franco atirador dentro de campo. E foi pra cima. Jara e Franzoia tiveram boas chances, mas Sosa estava lá pra salva. 

Veio a parada técnica por causa do forte calor e mesmo assim os mandantes não se controlaram. Gareca só conseguiu acalmar os ânimos dos atletas, quando o time foi para o vestiário. Também, voltou decidida e 3 minutos depois, "Chuck" Ferreyra abriu o placar. O gol, começou a dar início a festa e tirou um pouco a confiança do Unión. Que já não descia com tanto perigo. 

Mas, com o passar do tempo, os visitantes voltaram a pressionar causando alguns sustos e o Vélez como já tinha o resultado, ficou marcando mais recuado. Esperando a bola certa para matar o confronto. Bella, quase conseguiu. Mas, Facundo "Chuck" Ferreyra, estava predestinado. Ele marcou o segundo no jogo e seu décimo-primeiro no torneio, passando Scocco na artilharia. E com, o gol do River Plate, era só festa no estádio, esperando apenas o apito final, para os gritos de É CAMPEÃO!

Na 19ª rodada e última, o Vélez, cumprirá tabela contra o Atlético Rafaela, fora de casa. Já o Unión, busca a vitória da honra, contra o Racing, em seu estádio.