Na partida entre Espanha e França, em Donestk, na Ucrânia. Eu esperava que seria um jogão. Por grandes jogadores de ambos os lados e por serem duas potências do futebol mundial. Mas ao contrário, foi uma partida muito fraca. Os espanhóis fizeram sua parte e venceram por 2-0 e se garantiram nas semifinais. Já os franceses decepcionaram bastante. Tiveram apenas 4 chances de gols durante todo o jogo. Senti que o respeito pela Espanha, se tornou medo em alguns momentos.
Xabi Alonso à direita o melhor em campo pela Espanha. (Fonte: uefa.com) |
O jogo começou dando mostra que não seria tão bom, desde a escalação da Espanha. No esquema 4-6-0, sem nenhum homem de referência na frente. Não gosto dos espanhóis jogando dessa maneira. O Fábregas como falso 9, não rende o suficiente. Já a França adotou um esquema bastante cauteloso. Laurent Blanc deixou no banco Nasri. Na minha opinião um erro. Porque a responsabilidade caiu toda sobre Ribéry. Malouda estava apagado em campo.
A Espanha encontrava uma França bem armada na defesa. Mas, sem qualquer saída de bola. Os espanhóis de forma surpreendente erravam passes. Mesmo assim, não permitiam que os franceses fossem para cima. Benzema se quer via a bola. Enquanto isso, o ataque espanhol encontrava problema por não contar com um atacante de ofício. Fábregas se encontrou seguidamente em impedimentos. Se mostrava sem muita concentração no jogo. Porém, Xabi Alonso apareceu no ataque e assinalou o gol. Após cruzamento de Jordi Alba.
A França viu que tinha que sair para o ataque. Mas, parecia ser uma seleção pequena, o que não é. Tinha que realmente se defender, porém, precisava atacar. Benzema passou a brigar mais no ataque. Só que a bola pouco chegava. Ribéry errava demais. O melhor lance foi em um chute de Cabaye de falta. Que Casillas defendeu. Uma equipe totalmente apática em campo. A Espanha tinha algumas raras chances, mas seguia errando nas finalizações.
No segundo tempo a França voltou com a marcação mais adiantada. Tentando forçar o erro espanhol. Ele apareceu em alguns momento, mas não eram aproveitados. E quando tinha a bola ficava tocando entre os defensores Rami e Koscielny. Nada de mais efetivo era criado. A Espanha também não empolgava. Eram toques sem muita agressividade. O jogo chegou a ser chato em boa parte. Aonde as equipes não criavam perigo nenhum aos goleiros adversário.
Os treinadores mexeram nos times. Na Espanha finalmente entraram dois atacantes. Pedro e Fernando Torres, nos lugares de David Silva e Fábregas. Enquanto na França Ménez e Nasri, substituíram Debuchy e Malouda. Todos esses que saíram dos dois lados, não fizeram falta nenhuma. Os espanhóis cresceram um pouco. Passaram a incomodar mais. Os franceses seguiram nulos no ataque. Já nos acréscimos Xabi Alonso de pênalti marcou mais um. O melhor em campo. Xavi e Iniesta também estiveram bem a baixo das expectativa.
A Espanha agora, encara Portugal na primeira semifinal da Euro 2012. O jogo será em Donestk, na Ucrânia. Se a Espanha joga como jogou nesse sábado, acho que os lusos tem grandes chances. Principalmente pela excelente fase vivida por Cristiano Ronaldo.