No momento mais agudo da Premier League o Newcastle conseguiu uma importante vitória. No qual, bateu o Chelsea por 2-0, em Stamford Bridge. Fato que não acontecia desde 1986. Esse tabu de 26 anos foi quebrado na hora certa. E com uma grande partida de Cissé. Que foi autor de dois gols. Um deles foi mágico. E com isso, o time entra no grupo dos quatro melhores. Já o Chelsea ver suas chances de ir para a próxima Liga dos Campeões via campeonato inglês, quase nula. A carta na manga que o blues tem, é vencer a final da atual Champions. Se acontecer irá tirar a posição do quarto colocado. Portanto, mesmo com todo esse esforço o Newcastle caso termine em quarto, não jogará a UCL.
Novamente Roberto Di Matteio mandou um time bem mexido a campo. Com algumas peças chaves fora. Como Lampard e Mata. É um reversamento que ele vem fazendo pelo grande número de jogos decisivos em um espaços curto de tempo. E no sábado, tem final da Copa da Inglaterra. Então, para esse confronto direto a equipe foi campo com uma formação que hora era 4-3-3. Mas foi bem mais um 4-5-1. Com muita gente no meio e que pouco efetividade ofensiva teve.
A equipe criou o primeiro lance que levantou o torcedor. Mas, nada que assustasse o goleiro Krul. O meio de campo do Chelsea, formado por: Meireles, Malouda, Mikel, Ramires e Sturridge. Era rápido. Porém, faltava o cérebro. Meireles era o que podia executar isso melhor. Só que ele não estava conseguindo. E quando o Newcastles passava por essa linha de jogadores. Encontrava uma certa facilidade para trabalhar a bola. E acabou sendo muito mais perigoso. Ben Arfa ditava bem os comandos do time.
E assim foi se encaixando o jogo. Com um Chelsea de fato perdido e o Newcastle a beira do gol. O que realmente acabou acontecendo. Com Cissé. A dupla de ataque com Demba Bá é muito forte. Dava constantes trabalhos aos defensores londrinos. Que não faziam uma partida com muita confiança. Ao contrário de Fernando Torres. Que era o atleta que mais incomodava a zaga dos visitantes. Ele saiu da área e deu boas assistências.
Para a etapa final, Mata foi a campo. No lugar de Sturridge. Deu mais candência no toque de bola. Além de ser o tal "cérebro" para armar o time. Só que tinha um Newcastle fazendo uma partida incrível. Tanto na defesa quanto no ataque. Atrás, Tioté desarmava bastante. Mas acabou acontecendo um fato triste com o volante. Que bateu com a cabeça e saiu desacordado de campo. Superando isso, o time seguiu marcando bastante. Coloccini era a prova disso.
Di Matteo mandou a campo Drobga. Fazendo com que ele e Fernando Torres atuassem juntos. Os dois esbarravam na forte defesa. Lampard também entrou. Tentava com chutes de longe. Ou às vezes tabelas com Mata. Porém, não era o dia do Chelsea. E sim, de Cissé. O atacante fez uma verdadeira obra prima. Um chute que ganhou uma curva tremenda pegando o goleiro Cech desprevenido. O segundo gol tirou completamente a vontade de reagir dos mandantes. E bastou o Newscatle segurar o resultado.
O Chelsea nesse final de semana, joga contra o Liverpool pela final da Copa da Inglaterra. E pela Premier League, atua dia 8, contra o mesmo Liverpool, em Anfield. Já o Newcastle recebe o líder do campeonato. O Manchester City em um verdadeiro jogão.