O UFC 130 teve a a presença de 2 brasileiros no card principal, mas os dois não conseguiram a vitória. O Frank Mir ex-campeão de UFC venceu por decisão unânime o "gordinho" Roy Nelson. Já o Travis Browne, aplicou sem dúvida nenhuma o melhor nocaute da noite. A vitima dele foi o Holandês Stefan Struve. Na luta principal da noite, tivemos a vitória de Quinton Rampage Jackson sobre Matt Hamill, por decisão unânime. Com a vitória, Rampage continuar na frente de Lyoto para enfrentar o dono do cinturão da categoria Jones.
Os brasileiros Jorge Santiago e Thiago Alves não foram bem no evento. O 1° foi estraçalhado pelo Brian Staan, que acabou com a luta em um nocaute, depois de sequências de golpes no 2° round. Já Thiago, ainda não se recuperou mentalmente da derrota para Georges St. Pierre. O brasileiro, perdeu para o Rick Story, na decisão unânime dos juízes.
Frank Mir venceu o Roy Nelson por decisão dos juízes. Porém, Mir dominou a luta por inteiro. Conseguiu aplicar ótimos golpes, mas Nelson é um guerreiro, e soube suporte os golpes. No último round, Mir administrou mais o combate, ao contrário dos rounds anteriores. Com a vitória unânime, Frank Mir chegou a sua 15ª vitória em 20 lutas. Nelson no entanto, tem 16 vitória e 6 derrotas.
O americano Travis Browne acabou literalmente com o europeu Stefan Struve. Travis nocauteou de forma espetacular o seu oponente. Sem dúvida nenhuma foi um dos grandes momentos da noite. Agora Travis chega a impressionante marca de 11 vitória em 12 lutas.
Rampage vs Hamill |
O evento principal de noite, não teve surpresa alguma. Quinton Rampage Jackson venceu Matt Hamill por decisão dos juízes. Rampage dominou a luta toda. Tentou no 1° round levar a luta para o chão, mas não teve sucesso. Então, aplicou bons golpes, fazendo com que Hamill tivesse sangramentos. O 2ª round teve o mesmo panorama, e praticamente os mesmo golpes. Irritando um pouco o público presente. No 3° Round, Rampage apenas conduziu a luta para o final. E assim obteve a vitória por unanimidade. Agora Rampage se mantém a frente do brasileiro Lyoto Machida para enfrentar o dono do cinturão Jon Jones. É muito provável que a luta entre Rampage e Jones aconteça no final do ano, mais precisamente em outubro.
Lutas Card Preliminar
Renan Barao venceu Cole Escovedo na decisão unânime dos juízes
Gleison Tibau venceu Rafaello Oliveira com um mate-leão no 2º round
Tim Boetsch venceu Kendall Grove na decisão unânime dos juízes
Demetrious Johnson venceu Miguel Torres na decisão unânime dos juízes
Michael McDonald venceu Chris Cariaso em decisão dividida dos juízes