terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[CCL] Somente com duelos Estados Unidos versus México, quartas de final da 'Conca Champions' prometem ficar na história

Chegou a hora do grande momento na Concacaf Champions League, os Playoffs da competição. E, para tornar a disputa ainda mais acirrada, serão apenas confronto entre Estados Unidos e México. As oito equipes que passaram às quartas de final pertence a esses dois rivais das Américas do Norte. 

Do lado dos Estados Unidos, representando a MLS, está o DC United, Seattle Sounders, Real Salt Lake e o Los Angeles Galaxy. Enquanto o futebol mexicano tem o América, atual campeão, Santos Laguna, Queretáro e o Tigres. A disputa promete ser acirrada, principalmente pela rivalidade histórica entre os dois povos. 


>> O QUE REPRESENTA PARA O FUTEBOL LOCAL


A 'Conca Champions' é o principal torneio interclubes das Américas do Norte e Central e vale uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa. 


Este novo modelo da competição - que inclusive foi rebatizado de Champions League - começou a valer a partir da temporada 2008/2009. Desde então, só equipes mexicanas foram campeãs: Monterrey (três vezes), Atlante, Cruz Azul, Pachuca e América (uma vez cada). 


Por falar nisso, o domínio mexicano é impressionante. Em 42 edições ao longo da história, 31 títulos foram para no México. Para se ter uma ideia, o segundo país que mais conquistou taças foi a Costa Rica, seis vezes. 


Os Estados Unidos venceu apenas duas vezes, com o DC United, em 1998, e o LA Galaxy, em 2000. É possível relacionar esta ausência de títulos das equipes da MLS a determinados fatos que precisam ser pontuados: o nível baixo das equipes que ainda não tinham considerável capacidade técnica; a falta de interesse que tinha até então e, por fim, o calendário. 




Conquistar a 'Conca Champions' está começando a virar uma obsessão. A mudança de pensamento ocorreu a partir da incrível façanha alcançada pelo Montréal Impact, pior time da temporada 2014 da MLS, que chegou à final da torneio e viu o título escapar no segundo tempo da partida decisiva. Desde então, as franquias, jogadores, torcedores e imprensa começaram a abrir mais os olhos para o campeonato e, também, a vaga no Mundial tem se tornado um atrativo a parte. 

Na questão do calendário, os times mexicanos estão jogando o Clausura, Campeonato Mexicano, há mais de um mês. Cada equipe disputou até agora sete jogos, enquanto a MLS só inicia a partir do dia 6 de março. Na pratica, isto faz muita diferença.


>> OS CONFRONTOS


>> Queretáro x DC United: 23/02 - 22h



O Queretáro ganhou projeção internacional em 2014 quando Ronaldinho Gaúcho aceitou a oferta dos Gallos. Com a presença do craque brasileiro, a equipe conquistou o direito de participar pela primeira vez da 'Conca Champions'. O confronto com o DC United, campeão em 1998, tende a ser bastante equilibrado. O DCU tem sido figura frequente nos Playoffs da MLS e, na temporada passada, foi eliminado nesta mesma fase da CCL ao ser batido pela Alajuelense, da Costa Rica.

>> Seattle Sounders x América: 24/02 - 00h

É, sem dúvida, um dos confrontos mais esperados das quartas de final. O Seattle Sounders tem sido um dos principais times dos Estados Unidos nos últimos anos, sempre chegando nas fases finais da MLS - além de levantar taças da Supporters' Shield e US Open. Já o América dispensa comentários. Para muitos é o maior time do México - os torcedores do Chivas Guadalajara, principal rival, discordam. Em 2015, os Águias venceram o Montreal Impact e se sagram campeões, conquistando assim o sexto título da CCL.

>> Tigres x Real Salt Lake: 24/02 - 22h

Neste embate, o Tigres vive um momento melhor desde 2015. O time mexicano entra na disputa com a etiqueta de vice-campeão da Libertadores da América, campeão do Apertura e forte candidato ao título da CCL. A esperança do torcedor é o francês Gignac, artilheiro do time. Pelo outro lado, o Real Salt Lake é o 'azarão' deste confronto. A temporada passada foi para esquecer em Utah, com uma péssima campanha na MLS - onde nem se classificou para à pós-temporada. Mas, 2016 começa como ano de renovação e projeção de alcançar vôos mais altos. 

>> Los Angeles Galaxy x Santos Laguna: 25/02 - 00h

Outro confronto muito esperado. O Galaxy, maior campeão da MLS, vem alimentando o sonho de voltar a conquistar o título continental, o que não acontece há 16 anos. Jogadores para isso os angelinos têm, Gio dos Santos, Gerrard e Keane, por exemplo. Mas, o Santos Laguna tem o um velho conhecido de LA, o zagueiro Omar González, que acertou em janeiro a sua transferência para o futebol mexicano. É um embate sem favorito e com promessa de dois bons jogos.