sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[MLS] Atentado terrorista ao World Trade Center e Donovan carrasco do LA Galaxy; 2001 será lembrado para sempre

E lá se vão 14 anos do atentado terrorista as torres gêmeas - World Trade Center -, em New York. A população dos Estados Unidos ainda sente muito impacto deste fatídico dia, em que milhares de vidas inocentes foram embora. No campo esportivo, ou melhor, futebolístico, um grande momento também marcou este inesquecível ano: quando Landon Donovan foi carrasco do LA Galaxy na MLS Cup Final.


As homenagens que acontecem tradicionalmente todo ano para lembrar as vítimas e familiares, começaram cedo com Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em uma cerimônia no jardim da Casa Branca - sede do governo. 

As homenagens seguem ao longo do dia e nesta sexta-feira (11), em New Jersey, o New York Red Bulls recebe o Chicago Fire, na Red Bull Arena, pela semana 28 da Major League Soccer. Mais tributos estão sendo preparados e certamente será um momento emocionante na história da franquia. 

Outro time de New York, o City, também prestou homenagens aos seus torcedores e a toda população estadunidense em suas contas nas redes sociais. O NYC manda seus jogos no Yankee Stadium, que fica a aproximadamente 21 km de distância do antigo World Trade Center.

>> Donovan carracos

Em 2001, a MLS ainda estava longe de ser popular como é nos dias atuais. A principal competição de futebol dos Estados Unidos e Canadá tinha apenas 12 equipes - oito a menos que o modelo atual.

A final desta temporada foi emblemática, porque colocou frente a frente Donovan e Los Angeles Gaalxy, que no futuro viriam a escrever uma das mais famosas história do soccer na terra do Tio Sam. O ex-camisa 10 jogou até 2014 por LA e conquistou inúmeros título, inclusive o da última MLS Cup 2014 sobre o NE Revolution, que marcou o fim de sua vitoriosa carreira. 

A decisão foi disputada no Columbus Stadium, casa do Columbus Crew, entre San Jose Earthquakes e Los Angeles Galaxy. O título ficou com os Quakes, após derrotarem o rival californiano por 2-1, com gols Donovan e Rosário. Para LA, Hernández descontou. 

O título da Supporters' Shield, prêmio de melhor campanha da temporada regular, ficou com o Miami Fusion, que hoje é o Fortlauderdale Strikers - equipe que tem Ronaldo como sócio. Atualmente a franquia disputa a NASL - espécie de segunda divisão.

O time da cidade de NY, o New York MetroStars, que foi rebatizado como New York red Bulls, atuava no antigo Giants Stadium, onde era a casa do New York Giants, da NFL. A franquia passou para os playoffs, no entanto não avançou além das quartas de finais, pois perdeu para o LA Galaxy.