domingo, 25 de janeiro de 2015

[Coluna] Em últimos preparativos, times brasileiros se preparam para o início dos estaduais

Faltando menos de uma semana para o início dos principais campeonatos estaduais do Brasil - Paulista, Carioca e Gaúcho -, algumas equipes entraram em campo neste domingo (25) para realizar amistosos na reta final de preparação desta pré-temporada. Vou destacar aqui no Rédua Esporte, a análise de três partidas: Flamengo 1 x 0 São Paulo; Palmeiras 3 x 2 Red Bulls Brasil; Cascavel 1 x 1 Grêmio. Confira!

Flamengo 1 x 0 São Paulo 
Gols: Samir (Fla)

Na "final" do Torneio Super Series, que contava também com a participação do Vasco - que perdeu seus dois jogos -, Flamengo e São Paulo entraram em campo na Arena Amazônia, em Manaus. No primeiro tempo a partida foi bem equilibrada, com o Rubro-Negro ligeiramente superior, principalmente pelo maior tempo de descanso. O Tricolor Paulista sentiu o pouco intervalo de 41 horas entre a vitória sobre os vascaínos na sexta-feira (23), para o duelo com o Fla. 

Na etapa final, o ritmo da equipe paulista caiu de vezes e nem as mudanças surtiram efeito. Já o Flamengo adiantou a marcação, passou a tocar bem a bola e explorou o desgaste físico do adversário. A entrada de Luiz Antônio no lugar de Nixon deu outra cara ao time. Tanto que foi dele o passe para o gol de Samir. Vale ressaltar a ótima jogada do meio-campista. 

Um último destaque para esse confronto, foi a participação do até então principal reforço do Flamengo para a temporada, Marcelo Cirino. O jogador demonstrou um pouco de afobação neste domingo, talvez pela ansiedade de marcar o primeiro gol pelo novo clube. Cirino teve ao menos três boas oportunidades, em que se tivesse tido um pouco mais de calma, teria balançado as redes de Rogério Ceni. Mas, é só o início de um jogador que deve render ótimos frutos ao Rubro-Negro. 


Palmeiras 3 x 2 Red Bulls Brasil
Gols: Allione, Cristaldo e Alan Patrick (PAL) / Lulinha e Anderson Marques (RB)

Em seu segundo jogo nesta pré-temporada, o Palmeiras encarou o Red Bulls Brasil - que vai estrear na primeira divisão do Campeonato Paulista - no Allianz Parque. O jogo foi também a comemoração de 100 anos da primeira partida do clube. Dentro de campo, Oswaldo de Oliveira, técnico palmeirense, utilizou esse último teste para dar oportunidade igual para todos os jogadores. Ao todo, foram 13 substituições durante os 90 minutos. 

Com a primeira formação em campo, com Fernando Prass; Lucas, Tóbio, Victor Hugo, Zé Roberto; Amaral, Gabriel, Mendieta, Allione; Maikon Leite e Leandro Pereira, o Palmeiras encontrou mais dificuldade para atacar. O jogo foi bastante corrido em determinados momentos e defensivamente a equipe até teve uma atuação segura. Mas, quando ia ao ataque, se desfazia rápido da bola e sempre alongava demais o passe, permitindo que a defesa do RB se recuperasse. Maikon Leite - principal destaque da primeira etapa - fez a jogada para o gol de Allione. 

Para o segundo tempo, Oswaldo de Oliveira trocou o time inteiro, apenas Prass foi mantido. (Prass; Ayrton, Victor Ramos, Jackson, João Paulo; Renato, Robinho, Dudu, Alan Patrick, Ryder; Cristaldo). Diferente do time do primeiro tempo, nesta segunda etapa a defesa estava muito lenta e desentrosada - me refiro aos dois zagueiros. João Paulo e Ayrton - os laterais - foram bem. Na frente, Dudu, Alan Patrick, Robinho e Cristaldo atuaram de forma mais compacta e conseguiram excelentes troca de passes. No fim, o Palmeiras relaxou e por um erro da arbitragem não sofreu o empate. 


Cascavel 1 x 1 Grêmio
Gols: Marquinhos (CAS) / Lucas Coelho (GRE)

Se preparando para o Gauchão, o Grêmio foi até o interior do Paraná enfrentar o Cascavel. A equipe comandada por Felipão teve dificuldades o jogo todo, pela forte chuva, o gramado pesado, a atuação abaixo da média de seus jogadores e a partida agradável feita pela time do Cascavel. 

No primeiro tempo, o jogo foi marcado pelo equilíbrio, apesar do Grêmio tentar - mas sem eficiência - impor o seu estilo de jogo. Felipão mandou o time a campo com Barcos e Moreno no ataque, apesar de dois ótimos atacantes, o Tricolor não chegou ao gol e Marquinhos abriu o placar para os mandantes. 

Na etapa final, o treinador do Grêmio começou a mudar suas peças e os jogadores que foram entrando, tinham uma técnica inferior, porém mais vontade. Assim, na base da raça - ao melhor estilo Felipão - o Tricolor começou a criar e em um lance irregular Lucas Coelho, que estava em posição de impendimento, empatou o cotejo.