Embalado por um ótimo início de torneio, o Botafogo enfrentou o Bahia fora de casa, porém, a torcida alvinegra era muito maior. Pois o duelo foi realizado em Sergipe, então, a massa botafoguense fez toda ela presente. Era uma ótima oportunidade para serem conquistados mais três pontos e a primeira posição isolada, já que São Paulo e Vitória haviam perdidos nessa 4ª rodada. Só que erros individuais acabaram comprometendo o resultado e o time de Cristóvão Borges virou a peleja e sacramentou o segundo triunfo consecutivo, colocando o time entre os primeiros e acabando com uma invencibilidade de 19 jogos da equipe de Osvaldo Oliveira.
Apesar da grama mais alta escolhida pelo Bahia para poder atrapalhar o futebol técnico apresentando pelo Botafogo, foi a equipe do Rio que começou melhor o jogo. Os cariocas tinham uma forte chegada ao ataque, pelo lado esquerdo, com Vitinho, Seedorf e Julio César. Naquele setor, saíam boas triangulações que envolviam com facilidade a zaga baiana.
O gramado escolhido para atrapalhar o adversário acabou virando contra o feiticeiro, e foi crucial para o gol de Vitinho. Pois a bola bateu em um buraco e encobriu o goleiro Marcelo Lomba, que nada pode fazer. O Botafogo seguiu melhor em campo e o Bahia não mostrava reação alguma. Cristóvão Borges armou a equipe no 4-3-2-1, pronta para jogar no contra-ataque, só que não conseguiam se quer roubar a bola.
Enquanto isso, os botafoguenses controlavam a posse de bola e criavam chances para aumentar. Fellype Gabriel passou a cair mais pelo lado esquerdo e começou a haver troca de posições, isso confundiu ainda mais o sistema defensivo do Bahia. Até ai, tudo ia bem, mas em chute forte mais defensável, Renan rebateu nos pés de Fernandão, que empatou e mudou a história da partida.
Esse lance ocorreu já na reta final da primeira etapa e para os últimos 45 minutos, os ânimos e a estrutura da partida mudaram. O tranquilo Botafogo que acertava passes e tinha o controle, passou a querer acelerar o jogo e começou a cometer erros infantis. Saindo completamente de seu estilo de futebol. Já o tricolor de aço
passou a ficar bem postado em campo, explorando apenas a velocidade de Ryder e Potita.
Novamente aproveitando um erro botafoguense, o Bahia marcou e virou o jogo com o "goleador" Fernandão. Dessa vez, foi Fellype Gabriel que recuou de forma pífia, servindo com maestria o atacante adversário. Não desmerecendo a vitória baiana, até porque, na segunda etapa a equipe fez por onde conquista-la. Mas, o Botafogo perdeu pelos próprios erros, e são nesses simples casos, que uma vaga na Libertadores vai embora.
Na 4ª rodada, o Bahia joga com o Vasco no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Botafogo visita a Ponte Preta, em Campinas.