terça-feira, 30 de abril de 2013

Real Sociedad vence o Valencia e se firma na 4ª colocação.

Não havia batalha mais direta por uma posição nessa 33ª rodada, do que Real Sociedad e Valencia no estádio Anoeta, em San Sebastián. É aquele típico jogo de seis pontos, e foi o que aconteceu na prática. A Real Sociedad venceu o confronto por 4-2, abrindo cinco pontos para o rival da partida, e caso tivesse perdido, seria ultrapassado e perderia a quarta posição. Que é tão almejada por dar uma vaga na UCL da temporada que vem. Então, com o resultado positivo, o time ganha uma boa "gordura" nessa reta final de La Liga.

O confronto era de extrema decisão e as equipes entraram pilhadas em campo. A Real Sociedad mostrando a força de jogar em casa chegou pela primeira vez ao ataque, com o mexicano Vella arriscando um ótimo chute. Mas inicialmente, foi apenas isso que o time da casa fez, porque após esse susto, o Valencia tomou a rédeas da partida.

Os visitantes adiantaram a marcação pressionando muito a saída de bola da Sociedad, que não apresentava jogadores suficientes no meio de campo para saírem jogando com cautela. Esse abafa resultou em boas oportunidades, inclusive a abertura do placar com Soldado. 

A partida tinha hora que alterava de controle, mas sempre o Valencia era mais dominante, até o momento em que cedeu o empate. Aonde o zagueiro Iñigo fez um belo gol, deixando o confronto em aberto. O jogo ficou mais jogado na bola, porque anteriormente estava sendo de muitas faltas. No término do primeiro tempo e seguindo para o início do segundo, a Real Sociedad passou a ser dona do jogo.

O Valencia retinha mais a posse de bola, porém, a marcação dos mandantes estava bem ajustada e não permitia muita infiltração. E nos contra-ataque, sempre levava perigo ao gol do brasileiro Diego Alves. Até que em uma puxada de contragolpe mortal, Agirretxe serviu Chori Castro para virar o placar. O treinador do Valencia abdicou totalmente da defesa e foi para o ataque, sacou do time o lateral Cissokho para colocar o atacante Valdez. A intenção foi boa, mas na prática não. A zaga ficou aberta e Agirretxe aumentou para os mandantes.

A vontade dos jogadores do Valencia foi muito bonita de se ver, porque sabiam da importância da peleja. Então, em um chute de fora da área, o arqueiro Bravo deu rebote e Jonas descontou para os visitantes. Mas, acabou sendo em vão, pois quatro minutos depois, já no fim do tempo estipulado pelo árbitro, Agirretxe fez uma pintura e decretou a vitória da Real Sociedad, que fica firme na quarta posição.

Na 34ª rodada, a Real Sociedad joga contra o Getafe no Coliseum Alfonso Perez. O Valencia aposta suas últimas fixas de regressar a Champions, diante do Osasuna no Mestalla.