terça-feira, 30 de abril de 2013

Nova Iguaçu FC: orgulho de um povo.

Vitória sobre o Vasco por 2-0 na Taça Rio.
O Nova Iguaçu Futebol Clube foi fundado no ano de 1990, apesar de novo, vem escrevendo sua história a cada campeonato e principalmente, criando uma estrutura melhor do que qualquer time de elite do futebol carioca e até mesmo nacional. A equipe conseguiu o objetivo que era permanecer na 1ª divisão do Campeonato Estadual, poderia ter ido mais longe, chegando a uma semifinal de turno. Mas, a partir de junho, estreará na Série D do Campeonato Brasileiro, podendo ganhar projeção fora do Rio de Janeiro e orgulhar ainda mais a Baixada Fluminense.

Apesar desses curtos 20 anos de história, o NIFC ou então carinhosamente chamado Carrossel da Baixada, em alusão ao Carrossel holandês da Copa do Mundo de 1974, se destaca devido a gigantesca infraestrutura que tem para acomodar seus atletas em geral. Desde a base aonde formou excelentes jogadores como Côrtez, Deivid, William Barbio, entre outros, até os profissionais. Isso se resulta no campo, aonde a equipe vem conquistando títulos importantes na base e em acessos a primeira divisão do cariocão. No qual, mantem-se na elite e beliscar vitórias sobre os times grandes do Rio de Janeiro, como o triunfo sobre o Vasco da Gama na Taça Rio por 2-0.

Nesse ano de 2013, o clube completou a terceira temporada consecutiva jogando na primeira divisão do estadual, enfrentou muitas dificuldades nesse período, entretanto, se manteve de pé e em junho disputará a Série D do Campeonato Brasileiro. Não será nada fácil, porque os adversários do Grupo A6 são complicados. A equipe terá pela frente o também carioca Resende, o Tupi e (Villa Nova ou Tombense) de Minas Gerais e o representante do Espírito Santo que será Aracruz ou a tradicional Desportiva.

O treinador Leonardo Condé já disputou duas vezes o torneio e teve resultados satisfatórios, sendo eliminado apenas no mata-mata. Ainda não conseguiu o acesso terceira divisão, mas com todo o planejamento feito, a oportunidade para o NIFC e o Condé poderá ser agora!

Outro fato para se destacar no Laranja da Baixada é a construção do Estádio Laranjão, que vem acontecendo desde 2005. Atualmente tem capacidade para cerca de 5 mil torcedores, mas futuramente com as conclusões das obras, poderá chegar a quase 30 mil lugares. Será sem dúvida, um trunfo para o time alcançar grandes voos nos torneios em que disputar.