domingo, 28 de abril de 2013

Real Madrid mantém supremacia no Derby da capital.


Desde 30 de outubro de 1999, que o Atlético de Madrid não sabe o que é derrotar o Real Madrid pela Liga Espanhola. O jejum tinha tudo para acabar nessa 33ª rodada, já que os merengues entraram em campo recheado de reservas, pensando na Champions League, além de virem de uma goleada na última semana. Então, os colchoneiros até saíram na frente, mas mesmo jogando melhor, permitiram a virada e seguem como fregueses no derby da capital.

A motivação com a qual os jogadores do Atlético começaram a partida mostrava realmente, que queriam quebra essa sequência, que já perdura há quase 14 anos. E do outro lado, um time perdido em campo e visivelmente desentrosado. Então, aproveitando o ponto fraco do Real, que é a bola parada, o artilheiro Falcao García abriu o placar.

Até esse momento, os mandantes eram disparados melhores em campo, não davam espaços para o adversário jogar e criavam boas oportunidades. Aos poucos essa história começou a mudar e os merengues passaram a valorizar mais a posse de bola, principalmente com Kaká e Dí Maria. Os dois jogadores eram os cérebros pensantes do meio de campo do time. 

Então, aproveitando da mesma arma que o Atlético usou para abrir o placar, Dí Maria bateu falta na área e o defensor Juanfran desviou contra o próprio gol. Naquele momento, o Real Madrid mesmo com bastantes reservas encontrou uma forma de dominar o jogo e ser mais ameaçador contra a meta adversária. Foi assim até o segundo tempo, aonde os donos da casa voltaram a querer o resultado positivo.

O Real já não conseguia executar um bom jogo, tampouco sair jogando com qualidade e segurar a bola no campo de ataque. Eram apenas rápidos contragolpes que não resultavam em nada. Enquanto isso, o Atlético chegava forte pelo lado esquerdo, sempre oferecendo riscos. O brasileiro Diego Costa incomodou, mas parou em Diego López. E quando parecia entregue e preste a ficar novamente atrás no placar, Dí Maria acertou um belo chute cruzado, indefensável para Courtois. Os donos da casa tentaram reverter à situação, porém, pararam na experiência do Real Madrid.

Na 34ª rodada, o Real Madrid com o segundo lugar bem consolidado após essa vitória, enfrenta o Valladolid, no Santiago Bernábeu. O Atlético por outro lado, enfrenta o Deportivo Lã Coruña, no Municipal do Riazor.