sexta-feira, 8 de março de 2013

Nacional consolida sua campanha ao vencer na La Bombonera.


Os Uruguaios do Nacional vêm mostrando muita força nessa edição da Libertadores. Após empate em casa na estreia e vitória marcante no México, agora foi à vez da equipe vencer o Boca Juniors na La Bombonera, por 1-0 consolidando a sua ótima campanha na competição. Mostrando que vai chegar longe e incomodar muito dos "apontados” como favoritos. Já os argentinos perderam a segunda partida como mandante e começa a ascender à luz vermelha em Buenos Aires.

Esse sem dúvida é um Superclássico do futebol sul-americano, porém, está foi a primeira vez que os dois gigantes se enfrentaram na Copa Libertadores da América. A La Bombonera era o palco para o grande espetáculo que tinha a atuações de seus artistas muito bem definidas. O Boca dono da casa disponibilizava uma formação mais ofensiva, precisando dá vitória e contando com a reestreia de Riquelme na competição. Já o Nacional foi ao gramado para se defender e explorar um excelente contragolpe.

Os uruguaios variavam no 4-1-4-1 ou no 4-4-2 quando se defendia, sendo que essas linhas eram extremamente compactas o que dificultava a penetração dos homens de ataque do Boca Jrs. Por sua vez, os argentinos chegavam com mais intensidade quando era de bola parada. No qual, Riquelme descolava ótimos cruzamentos.

Mesmo controlando a posse de bola, basicamente era um poderio estéreo, pois nada de criativo era produzido. Já o Nacional saía rápido para o ataque e beliscava algumas faltas ou escanteios, e dessa maneira, o zagueiro Andrés Scotti marcou de cabeça. Se o clube já estava fechado com o empate, com a placar em vantagem se trancou ainda mais na defesa, tornando-a intransponível.

Para a etapa complementar, o panorama seguiu o mesmo com os Xineises criando a partir de jogadas paradas e exigindo um pouco mais de trabalho do arqueiro Bava e o Nacional completamente defensivo. Faltava ao Boca alguém que arrematasse de fora da área, Riquelme buscou isso em raras oportunidades. Até mesmo quando o uruguaio Lembo foi expulso, os mandantes não conseguiram envolver a bela defesa adversária. No fim, a tática e ambição do jogo do Nacional foi executada com sucesso fazendo jus ao triunfo.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima rodada do Grupo 1 da Libertadores.