quarta-feira, 11 de julho de 2012

UFC despertando mais interesse que a seleção brasileira.

Não é novidade para ninguém que o MMA nos últimos anos vem crescendo avassaladoramente. Aqui no Brasil, um país que muitos gostam de lutas. E esse estilo foi inclusive inventado por uma brasileiro, o Rorion Gracie. Mas, por ser um tanto agressivo, sofria uma certa resistência da grande mídia. Porém, agora com a grande valorização dos atletas, o povo brasileiro tem tido muito mais ansiedade e vontade de ver um brasileiro no octógono. Do que assistir um jogo da seleção brasileira.


O futebol ainda é o esporte mais adorado no Brasil. Isso não há como negar. Porém, hoje em dia, os torcedores brasileiros tem muito mais amor pelo seu time do que pela seleção. Antigamente as pessoas sentiam orgulho em verem jogadores seus times atuando pelo selecionado brasileiro. Agora, todos ficam com raiva do treinador quando ele convoca algum atleta do seu clube. Porque irá desfalcar seu time.

Quando chega em época de Copa do Mundo, todos se reúnem para assistirem os jogos. Mas, antes mesmo em amistosos ou em outros torneios era diferentes. Todos gostavam de ver para o brilhante futebol  apresentado. A vitória era praticamente certo. Os mais velhos, que presenciaram as seleções de 58,62, 70 e a de 82 que não trouxe o título. Porém, tinha um estilo de jogo mágico. Sentem ainda mais falta dos "canarinhos".

Com a tal globalização, muitos atletas brasileiros foram atuar na Europa. Por consequência a "dona" CBF por dinheiro, vendeu os amistosos do Brasil. Que só atua fora do nosso país. Isso afastou demais a seleção do povo. É muito mais do mundo, do que nossa. Já o UFC por outro lado, recheados de brasileiros com talento. Vem ganhando cada vez mais espaço.

Nesse última luta de sábado (07),  Anderson Silva contra o Chael Sonnen, valendo o cinturão da categoria, a mobilização do país foi muito grande. Todos se reunindo para ver a luta, levando todas as energias para o brasileiro. Principalmente após o estadunidense criticar o país. Por outro lado, as edições aqui no Brasil do evento, também vem atraindo muito expectadores. O The Ultimate Fighter Brasil (TUF) também ajudou nessa crescente do esporte. E não é só homem que curte, mulheres, idosos e crianças assistem frequentemente.


Um último fator, é que a identificação com a seleção foi perdida. Hoje, na seleção todos só conhecem Neymar. E alguns outros. Mas, o grande público tem apenas o craque santista como referência. Já no UFC, temos Anderson Spider Silva, Cigano, José Aldo, Lyoto Machida, Vitor Belfort, Vanderlei Silva, Maurício Rua Shogun, entres outros. Que são bastante conhecidos e respeitado pelo nosso povo. 

Eu espero, que o UFC continue ganhando mais força a cada dia. Por que é um esporte que eu aprendi a gostar e hoje sou fã. E espero também, pode ver a seleção da CBF, voltar a ser do BRASIL. Jogando aquele futebol encantador. Que arrastou multidões por décadas e décadas. Com craques inesquecíveis. 

E você, qual a sua opinião sobre o assunto ?