quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[COLUNA] As péssimas campanhas de Orlando City e New York City têm explicação? Sim!

Muitos torcedores do Orlando City e New York City estão decepcionados com o rendimento de seus respectivos times na temporada inaugural na MLS. Contudo, é claro que existe a frustração, mas o desempenho e o trabalho não estão no caminho errado, é necessário ter paciência. Os elencos foram formados este ano e em uma Liga tão equilibrada, se torna normal esta dificuldade. 

Na última semana, torcedores da principal torcida do New York City fizeram um protesto via rede sociais para cobrar um desempenho melhor da equipe. Tudo bem. Isso é correto tendo em vista que a média de público é excelente - 28 mil pessoas por jogo - e a torcida está sempre apoiando. Porém, mesmo com as três estrelas (Pirlo, Lampard e Villa), o elenco é todo ele recém-formado. 

Vejamos aqui no Brasil, o Palmeiras reformulou totalmente o seu elenco, com 25 contratação e desde janeiro a equipe ainda não se ajustou. Não encontrou o entrosamento ideal. Acontece o mesmo com os Lions e o NYC, que até a temporada passada, não disputavam a principal liga de soccer dos Estados Unidos. Em determinados momentos conseguem ótimas exibições, entretanto não conseguem engrenar. Os Lions chegaram inclusive a terceira posição da Conferência por algumas semanas, mas despencaram. 

Na classificação do Leste - Conferência das duas franquias - o Orlando, do Kaká, e o NYC ocupam a oitava a nona colocação, respectivamente. Fraco para quem almeja chegar as finais, mas compreensível para quem entrou no jogo agora. 

Nos Estados Unidos a pressão por resultados é bem menor do que no futebol brasileiro, por exemplo. A paciência dos donos das equipes também. Acredito que para a temporada 2016, o objetivo real será chegar aos playoffs com força. Ganhar? Talvez!

Ainda na atual edição existe a real possibilidade de uma vaga, porém é complicado, pela oscilação que ambos tem. Mais uma vez: isto é completamente natural.

Se chegar, ótimo! Mas se não conseguir a vaga as decisões, nada pode apagar o que essas equipes fizeram em suas temporada inaugurais na Liga. O Orlando, por exemplo, venceu por 4-0 o atual campeão, LA Galaxy, e do 5-3 contra o NYC, no Yankee Stadium. Por sua vez, o New York City empatou em 4-4 com Toronto FC em um jogo incrível.

A tendência é que para 2016 reforços pontuais sejam adquiridos por ambos os planteis e que seja uma temporada mais regular e com boas projeções. 

O Orlando City tem campanha de sete vitórias, 13 derrotas e oito empates. Já o New York City são sete vitórias, 13 derrotas e sete empates.