
O duelo na Nova Arena começou bastante equilibrado, só que com o decorrer do tempo, o Grêmio começou a adiantar a marcação encurralando o Vitória em seu campo defensivo. Esse adiantamento dos homens de meio de campo do tricolor, inibiu completamente o setor de criação dos visitantes, que trocava passes apenas com os zagueiros e sempre fastavam a bola, devolvendo-a ao Grêmio.
Luxemburgo barrou Elano e preferiu dar uma oportunidade ao jovem Guilherme Biteco, talvez com o pensamento de impor mais velocidade ao time. Já que não contava com o veloz Vargas, que estar servindo a seleção chilena. A equipe foi armada no 4-4-2, com Kleber e Barcos no comando de ataque.
O tricolor gaúcho teve boas chances no primeiro tempo de inaugurar o placar, principalmente quando ia para a base do abafa. As laterais foram frequentemente usadas, tanto a esquerda com Alex Telles e a direta com Pará. Os escanteios foram também importantes nos momentos de pressão, mas o arqueiro Wilson se saiu bem.
Para a segunda etapa, o rubro-negro baiano seguiu sem conseguir jogar e o Grêmio forçando o jogo. Achei muito errado, a saída do Barcos da área. Tudo bem que ele se movimenta muito, só que o Kleber já estava fazendo esse papel para chamar a marcação e abrir espaços dentro da área. O argentino estava atuado como um ponta praticamente, ele en diversas vezes cruzou bolas na área, sendo que não tinha ninguém para cabecear, porque as posições estavam invertidas.
Luxa optou por tirar o jovem Biteco para colocar Elano e um pouco mais tarde, sacou o volante Adriano para entrada do atacante Welliton, isso transf
ormou o time no 4-3-3. E em uma cobrança de falta perfeita, Elano assim como em outras ocasiões esse ano, salvou o Grêmio de um empate dentro de casa.
Após a abertura do placar, Luxemburgo se acovardou e tirou Kleber para a entrada do volante Ramiro, trazendo novamente o time para o 4-4-2. Só que isso recuou demais os gaúchos e levou o Vitória ao ataque, que por sinal, não tinha dado o ar das graças no campo ofensivo. Caio Júnior aproveitou o medo de Luxa, e colocou Willy e Marquinhos, dois pontas que deram sufoco no Grêmio, que sinceramente não precisava passar por isso.
Na 5ª rodada, o Grêmio novamente na Arena recebe o São Paulo. Enquanto o Vitória recebe no Barradão o Atlético Paranaense.