domingo, 10 de março de 2013

Na batalha tática, Liverpool aproveita as lambanças do Tottenham.

Liverpool e Tottenham fizeram uma ótima partida da pela 29ª rodada, que foi uma verdadeira batalha tática dentro do campo. A missão dos Reds era parar o principal jogador dos Spurs, o gales Bale. Que por sua vez, tinha que ser livrar do forte sistema armado por Brendan Rodgers. Mas quem acabou fazendo a diferença foram às falhas dos jogadores do Tottenham que acabaram comprometendo o resultado e saíram derrotados de Anfield Road por 3-2.

Os trinta primeiros minutos de jogo tiveram um domínio forte da Liverpool. Não na questão de pressionar e sufocar o adversário, mas na parte tática, no qual anulou Bale e tirava os espaços dos jogadores de meio de campo, isso dificultava bastante para a troca de passes do Tottenham. Nesse período, o Liverpool criou duas boas chances, uma delas foi parar na rede com Suárez, depois de jogada brilhante do Phillipe Coutinho. 

Quando se defendia, o Liverpool ficava em um 4-4-2 bastante sólido, quase que intransponível. Para o Tottenham entrar nesse sistema defensivo teria que se movimentar, principalmente o Bale. Que estava fechando muito pela zona central e o brasileiro Lucas o marcava muito bem. 

Chegando próximo ao fim do primeiro tempo, os Spurs passaram a fazer uma movimentação que confundia os marcadores do Liverpool. Sigurdosson, Parker e Bale foram os responsáveis por isso. Na frente, ficava Defoe que passou a concluir em gol. Mas, num curto espaço de tempo, Bale caiu pelas pontas e articulou três ótimas jogadas contra o gol de Jones. Só que foi o zagueiro Vertonghen que empatou o jogo.

Essa melhora do Tottenham se arrastou para o segundo tempo e a defesa do Liverpool não sabia mais como brecar. Os homens de criação do Spurs passaram a ter mais espaços, principalmente Bale. Que infernizou a vida dos zagueiros dos Reds. E ofensivamente, os mandantes não produziam nada. Estavam amplamente dominados e ainda observou Vertonghen marcar seu segundo gol na partida, virando o duelo.

Após o revés Brendan Rodgers mexeu no Liverpool o que foi fundamental para a vitória na partida. O treinador tirou Phillipe Coutinho que não tem cacoete de marcador e colocou Allen, com isso reforçou a marcação no meio de campo e passou a pressionar a saída de bola do Tottenham. Que em poucos minutos surtiu efeito, pois Walker recuou errado e Lloris se atrapalhou todo. Resultado, Downing igualou tudo novamente.

Esse 2 a 2 foi sentido pelos jogadores do clube londrino, que já não encontravam mais espaços e pouco se movimentavam para criarem jogadas. O Liverpool pelo contrário, renasceu para o confronto e parecia bem mais perto do gol dá vitória. Que veio com mais um ajuda dos jogadores do Tottenham, dessa vez, Defoe saiu jogando errado e Ekoto cometeu falta em Suárez. O árbitro deu pênalti, que não foi tão claro assim. Gerrard bateu e devolveu a liderança os Reds. Que no somatório do jogo, mereceram o triunfo.

Essa derrota interrompeu uma sequência de 12 jogos invictos do Tottenham, que agora entra em campo contra o Fulham, dentro de casa. Já o Liverpool visita o Southampton. Ambos os jogos são válidos pela 30ª rodada.